Simplificando as pesquisas de opinião


Este episódio simplifica os bastidores da pesquisa de opinião, explicando como são pensadas e feitas as pesquisas pelo Brasil afora! Sempre tem aquela pergunta básica: como podem 2.000 entrevistados representarem um país como mais de 200 milhões de pessoas? Como funciona essa ciência que parece ser tão subjetiva? Para a maioria das pessoas, pesquisa de opinião ou de mercado é um tema distante ou pouco atraente. Muitos não sabem nem para que servem as pesquisas. Aqueles que miram nas pesquisas eleitorais, consideram-nas uma “caixa preta”, uma ferramenta utilizada para influenciar os eleitores nos processos eleitorais. Todos os dias emitimos opiniões sobre os mais variados temas, assim como temos as nossas preferências e estilos de vida. E as pesquisas de opinião e de mercado buscam mapear e compreender por que somos como somos. Neste episódio falamos um pouco sobre amostra, público-alvo, metodologia e ainda contamos alguns cases do mundo da pesquisa.

Deixe uma resposta