Workshop Focus Group


Breve descrição: O curso apresentará as etapas para planejamento e realização de Focus Groups, uma das técnicas qualitativas mais utilizadas em Pesquisa de Mercado.

Carga horária: 14h

Público-alvo: profissionais de marketing e de pesquisa de mercado e interessados em trabalhar com esta técnica

Pré-requisitos: formação em marketing, psicologia, administração, publicidade, jornalismo, sociologia, antropologia e áreas afins à pesquisa de mercado

Objetivos: Ao final do curso o aluno deverá saber:

– Em que situações de pesquisa de mercado o focus group é a técnica mais adequada;

– Planejar focus groups

– Definir objetivos dos focus groups

– Definir o perfil dos participantes da pesquisa

– Elaborar ficha de recrutamento

– Orientar e supervisionar o recrutamento

– Elaborar o roteiro para a discussão

– Moderar focus groups

– Analisar o conteúdo dos focus groups e elaborar relatórios com os resultados

– Código de ética relativo aos focus groups

 

Conteúdos abordados:

– Focus groups como técnica de pesquisa qualitativa

– Situações de pesquisa de mercado em que os focus groups se mostram a metodologia mais adequada

– Passo a passo do planejamento dos focus groups

– Preparação dos materiais para os focus groups

– Moderação de focus groups

– Utilização das informações obtidas com os focus groups: transcrição, análise, relatório, apresentação do conteúdo

– Código de ética

 

 

Recursos didáticos: aula expositiva utilizando recursos multimídia com disponibilização de apostila para acompanhamento. Sala de espelho.

 

Material necessário para o aluno: papel e caneta.

 

Investimento:

Antecipado (12/11) R$380.00
Normal: R$ 450.00

Breve currículo do professor:

Psicóloga graduada pela PUC-PR (1998) com Especialização em Marketing pela FAE (2003) e com formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG (2006). Trabalha com pesquisa de Mercado desde 2000, planejando, coordenando e executando projetos em todo o Brasil. Com experiência profissional adquirida em agências de propaganda, na indústria e em institutos de pesquisa, fundou a Rassi Informação e Pesquisa de Mercado em 2007.

Um comentário sobre “Workshop Focus Group

Deixe uma resposta