http://www.inteligemcia.com.br/72812/2012/05/29/manchester-united-eleito-o-clube-mais-popular/
Nova pesquisa internacional revela que vencedor de 19 campeonatos da Premier League (Campeonato Inglês) têm 659 milhões de fãs
A maior pesquisa global já realizada com fãs de futebol apontou hoje o Manchester United como o clube mais popular do planeta, com 659 milhões de seguidores ao redor do mundo.
Realizada pela Kantar, agência líder em pesquisa de mercado, o estudo envolveu 54.000 entrevistados em 39 países. O clube apontado recentemente pela Forbes como o mais valioso no mundo do esporte foi identificado como o time favorito de 659 milhões de torcedores em todo o mundo. A Kantar constatou que o futebol continua sendo o esporte mais popular do mundo, com 1,6 bilhão de seguidores, reforçando os resultados de recente pesquisa da FIFA que chegou a resultado semelhante.
Richard Arnold, diretor Comercial do Clube, falou sobre a estratégia de longo prazo que fez do Manchester United o clube número um do esporte mundial número um:
“O Manchester United apostou em sua tradição de jogadores, times e conquistas igualmente emblemáticos – Beckham, Busby, Benfica ’68. Nossos jogos agora são transmitidos para 1,15 bilhão de domicílios no mundo todo, um público anual de mais de 4 bilhões de telespectadores. O Manchester United tem admiradores no mundo todo, e é a paixão e apoio desse público que nos permite continuar, ano após ano, a fazer o que todos no Clube colocam em primeiro plano: jogar um futebol ofensivo e competir por troféus”.
“O crescimento de nossa base de seguidores reflete o que observamos à medida que se desenrolava a nova estratégia que adotamos para estabelecer contato com a torcida. O aumento na audiência televisiva, de dois para quatro bilhões na última temporada; a demanda, por meio de nossos parceiros de mídia, de milhões de assinantes em 72 países; a forma como as imagens do gol de bicicleta de Wayne repercutiram nas mídias sociais no mundo todo – tudo isso nos mostra que as conexões com o clube estão crescendo exponencialmente”.
“Com a DHL Champ19ns Trophy Tour pudemos testemunhar, cara a cara, essa paixão da nossa torcida em 38 cidades mundo afora, e parece não haver uma praia ou rua no mundo em que não se veja a camisa com os logos da Aon e Nike”.
Esta pesquisa mostra que nossa família de torcedores está cada vez mais forte e só faz crescer.”
NOTAS SOBRE A PESQUISA
- A Kantar é líder global em pesquisa de mercado, com escritórios e afiliadas no mundo todo.
- A Kantar também conduziu a pesquisa global de torcidas de futebol de 2007, garantindo comparabilidade de abordagem, metodologia e resultados.
- A última pesquisa foi realizada entre junho e agosto de 2011.
- As respostas vieram de 39 países, que juntos somam 75% da população mundial adulta e 85% do PIB global. Responderam à pesquisa mais que o dobro do número de respondentes da pesquisa de 2007.
- A pesquisa é o mais abrangente estudo de fãs de futebol já realizado. Suas 35 perguntas analisaram:
- Dados demográficos, idade, sexo, fatores socioeconômicos
- Interesse em produtos relacionados ao Manchester United, inclusive mercadorias, cartões de crédito, conteúdo e afiliação
- Relacionamento, lembrança e atitude em relação a parceiros comerciais
- As sofisticadas técnicas de extrapolação da Kantar também fazem desta a mais exata pesquisa de fãs de futebol já realizada. Variáveis independentes incluíram: dados de audiência televisiva; rankings da FIFA; jogadores nacionais atuais e antigos do time do Manchester United.
ESTATÍSTICAS DA TORCIDA
- O Manchester United tem 659 milhões de seguidores em todo o mundo:
- 71 milhões nas Américas
- 90 milhões na Europa
- 173 milhões no Oriente Médio e África
- 325 milhões na Ásia-Pacífico
- 108 milhões só na China – quase metade do total de fãs de futebol da China
- O número de fãs do Manchester United mundialmente cresceu 98% desde a última pesquisa, em 2007.
- A família de torcedores do Manchester United é maior que as populações de Brasil, EUA e México somadas.
Mais informações:
Philip Townsend | |
Manchester United Ltd
+44 (0) 161 868 8148 |